06 fevereiro 2023

Resenhas - O Caçador de Lendas - Flavio A. S. Fernandes

Sinopse:

Você sabia que o folclore brasileiro é cheio de monstros e criaturas fantásticas? É quase certo que você conhece o Saci, a Caipora e o Curupira, mas prepare-se para descobrir o submundo das lendas! Monstros como Mapinguari, Capelobo, Lobisomem e Bradador aterrorizam o imaginário popular e invadem as páginas desse livro! Depois de conhecê-los, você nunca mais verá o folclore brasileiro da mesma forma. Em pleno século XVIII, enquanto o Brasil ainda era colônia de Portugal, acompanhamos a jornada de Martim, um jovem que deixou a vida de bandeirante para caçar as criaturas místicas do folclore brasileiro em troca de alguns réis. Porém, sua vida muda drasticamente quando se alia ao boto-cor-de-rosa e uma guerreira Tupi para lidar um inimigo muito além de sua imaginação! Aventure-se por nossas lendas e dê um novo significado para o período das bandeiras em nosso período colonial!


O livro se passa em 1714 e vai contar a jornada de Martin, um homem atormentado por pesadelos, que um dia trabalhou como bandeirante, mas ele deixou essa vida e acabou se tornando um caçador de lendas. Um caçador de lendas é uma pessoa que trabalha caçando feras do folclórico brasileiro com boitatá, Capelobo, Lobisomem, mula sem cabeça, entre outros.  O livro começa quando Martin consegue um trabalho para caçar uma fera que vem aterrorizando uma pequena vila, lá ele pede para ver o corpo de uma das vitimas, com isso ele descobre qual fera do folclórico brasileiro ele terá que lidar. Mas esse trabalho e só mais uma parada em sua jornada, já que ele tem um objetivo maior, ele está atras da onça, uma onça especial chamada Aruana, que um cacique pediu para ele ir atrás e levasse de volta para casa, e quando ele fizesse isso a Aruana o ajudaria a acabar com os pesadelos que atormentava seus sonhos. No meio do caminho ele conhece o bot0-cor-de-rosa (o melhor personagem desse livro) e uma indígena guerreira chamada Niara, que irão ajuda-lo nessa jornada.

O Martin é um homem muito corajoso, mal-humorado, ranzinza, marrento e muito sarcástico, mas que carrega um cicatriz muito grande do seu passado, mas que ainda assim tem um ótimo coração que sempre acaba fazendo o que é certo, mesmo resmungando um pouco. A amizade que se forma entre ele e o Boto-cor-de-rosa e incrível, as interações deles são super divertida. Agora vamos falar do meu personagem favorito que rouba a cena com sua ingenuidade e carisma, o Boto-cor-de-rosa é simplesmente e maravilhoso,  super divertido, e cativante, não dá para não gostar dele (mas entendo um pouco o Martim fica irritado com ele um pouco, porque ele nunca cala a boca ao decorrer do livro, mas amo ele mesmo assim). Niara é uma mulher indígena guerreira que com certeza não faz o papel de mocinha em perigo, muito pelo contrário, ela é super forte, corajosa e independente, o que eu gostei muito.

Eu amei o livro, a escrita do autor é muito boa, super fluida e envolvente e os personagens são perfeitos. O livro tem um ritmo incrível e uma narrativa maravilhosa, todo capítulo tem alguma coisa acontecendo, seja alguma revelação ou alguma cena de ação (que tem muitas). Os diálogos são muito bons e divertido, o autor também é muito bom em descrever personagem e lugares, aliás achei também a escrita dele bem imersiva, quando eu estava lendo parecia que estava dentro do livro. É um livro bem rápido e fácil de ser lido, se você gosta de livros de fantasia histórica, com ação, aventura, comédia, drama e romance esse livro é para você. Eu li o livro na versão física que está com uma edição muito linda e gostei bastante. Valeu super a pena.   

Avalição:

Onde compra: 

UICLAP: https://loja.uiclap.com/titulo/ua23995

Atenção o livro está grátis na Amazon Kindle Unlimited.



Me diz o que você achou da resenha nos comentários.
Até a próxima bookstans.

Nenhum comentário:

Postar um comentário