Sinopse:
Numa madrugada de 1945, em Barcelona, Daniel Sempere é levado por seu pai a um misterioso lugar no coração do centro histórico: o Cemitério dos Livros Esquecidos. Lá, o menino encontra A Sombra do Vento, livro maldito que mudará o rumo de sua vida e o arrastará para um labirinto de aventuras repleto de segredos e intrigas enterrados na alma obscura da cidade, A busca por pistas do desaparecido autor do livro que o fascina transformará Daniel em um homem ao iniciá-lo no mundo do amor, do sexo e da literatura. Numa narrativa de ritmo eletrizante que mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo, Carlos Ruiz Zafón mantém o leitor em estado de contínuo suspense. Ambientada na Espanha franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, A Sombra do Vento é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros.
O livro conta a história de Daniel, que com 10 anos, foi levado pelo seu pai, para conhecer o "Cemitério dos Livros Esquecidos", uma biblioteca antiga, localizada no centro da cidade de Barcelona. Entre as milhares de prateleiras empoeiradas e cheias de livros, o garoto encontra o exemplar "A Sombra do Vento" escrito por Júlian Carax, autor que logo se tornaria sua obsessão. O que ele não imaginava era no perigo que estava correndo quando pegou aquele livro. Daniel se torna tão fascinado pelo livro, que sua obsessão passa a leva-lo a uma busca incansável por respostas de segredos que há muito tempo foram enterrados. Ao revirar o passado, ele enfrentará perigos inimagináveis.
A Sombra do Vento é um livro sobre livros. E isso, por si só, já me deixou encantada, pois sabia que estava entrando numa história onde o personagem amava tanto os livros quanto eu. A forma como o Zafón descreve os personagens, suas personalidades, seus medos e anseios, cada um com sua própria personalidade, que em uma página você já se sente amigo dele. Daniel é um menino no começo do livro com o coração muito bom, ingênuo, mas que com o passar dos anos aprende com a vida a ser tornar um homem forte e corajoso, mas sem perder a bondade que nos conquista no primeiro capítulo. O meu personagem favorito foi com certeza o Fermin, que é o alívio cômico da história, diversas vezes me peguei rindo dos deboches dele ao longo do livro. Sua história, apesar de sofrida, não o fez perder o sorriso.
Esse foi o primeiro livro do autor que eu li, e devo dizer que experiência maravilhosa a escrita dele e poética sem ser cansativa, eu ficava encantada a cada página que lia. Fiquei muito impressionada com o desenrolar da história que se tornava cada vez mais viciante conforme vai passando as páginas. Além de que, quando você menos espera, acontece um plot twist que te deixa boquiaberto querendo ler mais. Eu gostei muito da minha experiência com esse livro e com o autor também que, com certeza, me deu vontade de ler outras obras dele.
Avalição:
Onde compra:
Comprar na Amazon: https://amzn.to/35fQR28
Me diz o que você achou da resenha nos comentários.
Até a próxima bookstan.
Nenhum comentário:
Postar um comentário